Fique Ligado! Veja mais na pagina "Campanhas"!

Campanhas

Petição para a campanha da fraternidade de 2013




O Setor Juventude da CNBB, através da Comissão Episcopal para o Laicato, rende graças a Deus pelas suas diferentes áreas de atuação – um verdadeiro dom de Deus para a vida da juventude do Brasil – buscando evangelizar em todos os lugares vitais onde os jovens estão inseridos.
Para potencializar nossa missão, estamos encabeçando um pedido para que, em 2013, toda a Igreja possa assumir a Campanha da Fraternidade com o tema da juventude. Para tanto, pedimos que todas as pastorais, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades, organismos etc., somem forças conosco solicitando aos Bispos do Brasil a aprovação deste desejo.
Temos muitos motivos para fazer este pedido aos nossos pastores, mas ele só se tornará realidade se você colaborar, espalhando por todo Brasil – em nossos grupos, encontros, assembleias, retiros, eventos, escolas, universidades e paróquias – esta petição, cujo download  pode ser feito em nosso site.
Precisamos de um milhão de assinaturas de jovens, adultos, casais, idosos e de todos os que são apaixonados pela causa da juventude.
O prazo máximo para a coleta das assinaturas é de 17 de abril de 2011.
Mãos à obra! E vamos à luta, na fraternura juvenil!
Na unidade,



__________________________________________________________________________
 

“Não podemos nos calar”, diz assessor nacional da juventude sobre violência contra os jovens


Campanha: Qual o sentimento da Igreja no Brasil e do Setor Juventude da CNBB diante das estatísticas que mostram o jovem como principal vítima da violência no país?

Padre Sávio: Um sentimento de que precisamos realmente fazer algo, pois a Igreja, como grande promotora da vida, desde a concepção até o seu ocaso, deve orientar os seus fiéis que a defendam com toda disposição e entusiasmo. E é assim que os jovens devem responder a tudo isto que estamos vendo quotidianamente.

Campanha: Na sua opinião, o que é preciso para mudar essa realidade?

Padre Sávio: Primeiro, precisamos conhecer profundamente a realidade que nos interpela. Depois, à luz do Evangelho procurar nutrir nossa juventude e toda a sociedade com as propostas de Jesus Cristo, que são de vida em abundância. E, como prática, após o conhecimento da realidade à luz do que nos ensina Jesus, estimular políticas públicas que promovam a dignidade da pessoa humana.

Campanha: Como o senhor avalia a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, sendo essa uma proposta de intervenção na realidade planejada e executada pelos próprios jovens?

Padre Sávio: Acredito que a campanha, mesmo com os seus limites, tem feito o seu papel de chamar a atenção da sociedade de que é preciso fazer algo urgentemente, pois todos os dias jovens são mortos de uma maneira que nos estarrece. Não podemos nos calar e a Igreja, como mãe e mestra, tem suscitado estes profetas que denunciam a violência contra a juventude. Como dizia o Papa João Paulo II: "os jovens são sentinelas do amanhã" e precisam ser audaciosos na sua ação em meio à sociedade. Fico muito feliz em constatar que os jovens cada vez mais se interessam pela Campanha e a vivem, cada um dentro de sua realidade.

Campanha: O seminário nacional que começa nesta quinta-feira, em Salvador, pretende planejar novas ações da Campanha para 2011. Que luzes o senhor espera do Seminário para a vida da juventude brasileira?

Padre Sávio: Espero que este seminário possa gerar cada vez mais, através de ações bem planejadas, um impulso para continuarmos esta caminhada pela vida. Que os nossos jovens possam analisar tudo que já foi feito e traçar metas substanciais para continuar esta campanha tão bonita e bastante desafiadora. Coragem eles têm de sobra para isso. Como assessor nacional da Pastoral da Juventude e do Setor Juventude Nacional, fico feliz em perceber este dinamismo das nossas juventudes.

Por Gelinton Batista
Assessoria da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens
Do site http://www.juventudeemmarcha.org/

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB
Bispo referencial do Setor Juventude da CNBB


Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro
Assessor do Setor Juventude da CNBB